Monitoramento de Valores

Porque monitorar valores na organização

Porque monitorar valores na organização

Valores declarados, disseminados e praticados nas organizações são os principais direcionadores da sua geração de valores econômico e social sustentáveis.

 

Considerando as organizações que alcançam elevados níveis de desempenho, encontramos a prática da gestão continuada como componente fundamental do sistema empresarial e da sua estratégia de geração de valor.

 

Neste contexto, introduzir e promover a gestão continuada dos valores nas organizações, sustentada por indicadores de desempenho, passa a ser compreendida como uma prática fundamental para organizações de alto desempenho sustentável.

O monitoramento de valores realizado pela People in Essence tem como objetivo avaliar, de forma aprofundada, a coerência entre os valores declarados e os valores praticados na organização, e ao mesmo tempo promover a ampliação da consciência sobre a relevância e importância da prática dos valores pelas pessoas na organização.

Público-Alvo

Empresas que desejam verdadeiramente compreender e empreender a vivência de valores na organização e buscam um completo alinhamento entre a execução da estratégia e práticas organizacionais à sua essência e propósito central sustentado por seus verdadeiros valores.

Público-Alvo
Atividades

Atividades

Seleção dos valores de sustentação para os valores estratégicos

Propomos junto à alta direção a criação da ancoragem para os valores estratégicos por meio da seleção dos valores de sustentação. O rol de valores estratégicos já declarados e disseminados podem ser revisados, caso a empresa esteja passando pela elaboração do plano estratégico, apropriando-se, assim, verdadeiramente da ideologia como sustentação da estratégia; ou simplesmente sinta a necessidade de revisá-los entendendo que para alcançar o pleno cumprimento de sua visão de futuro, bem como seu sucesso organizacional e perenidade, a adoção de outros valores será imprescindível.

Pesquisa

Por meio do software Youlinked, realizamos pesquisas para diagnóstico dos valores de sustentação da estratégia e, analisamos os resultados das pesquisas com base em modelos de valores teóricos, utilizando metodologias próprias, sustentadas por estudos e premissas literárias e científicas, agrupados em: (1) Valores estratégicos; (2) Caráter organizacional; (3) Hierarquia de valores e (4) Virtudes organizacionais.

 

As pesquisas identificam em que grau os valores desejados estão sendo verdadeiramente praticados na organização e revelam elementos relevantes para elaboração de análises e diagnósticos sobre o núcleo da cultura organizacional a cada momento da vida da organização.

Book de Resultados

Produzimos Books de resultados completos, com análises baseadas nos quatro modelos propostos e todas as interpretações, enriquecidas com informações que poderão nortear a revisão das práticas de gestão empresarial e gestão de pessoas com base em valores. As análises apresentadas nos Books, trazem informações consistentes sobre a prática de valores na organização e apoiam as tomadas de decisões sobre a necessidade de revisão das suas práticas empresariais, visando ao desenvolvimento dos valores que sustentam os valores estratégicos, a execução da estratégia e o alcance do seu propósito central.

Principais resultados esperados

  • Ampliação da consciência da organização sobre a verdadeira prática de valores na empresa.
  • Ampliação da consciência das pessoas sobre o tema valores, levando à sua melhor percepção, introjeção e prática.
  • Identificação do grau de alinhamento das lideranças com os propósitos da organização.
  • Identificação do grau de satisfação com o ambiente de trabalho (clima organizacional).
  • Ampliação da visão sistêmica das lideranças.
  • Início da inserção do tema no ambiente e processos organizacionais com proposição de planos, projetos e práticas focados em valores.