PAEX – Parceiros para a Excelência
Programa para empresas de médio porte que desejam melhorar seus resultados e aumentar a sua competitividade por meio de um modelo de gestão.
O PAEX – Parceiros para a Excelência é um Programa que reúne empresas de médio porte interessadas em aumentar sua competitividade e elevar seus resultados.
Uma Parceria baseada na construção gradativa de um modelo de gestão por meio da implementação de ferramentas gerenciais e estratégicas, do intercâmbio de experiências e do conhecimento.
O PAEX integra aproximadamente 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal, o que garante uma riquíssima troca de experiências e aprendizados.
O PAEX – Parceiros para a Excelência usa como metodologia central o gerenciamento de resultados a partir do Projeto Empresarial, ao mesmo tempo em que metodologias auxiliares são implementadas em cada uma das empresas parceiras nos campos de Finanças, Marketing e Vendas, Processos, Pessoas, Projetos, Operações e Logística, entre outros temas, de forma a garantir o alcance dos resultados desejados de maneira integrada e global.
Com 450 horas anuais de atividades para as empresas, as metodologias de gestão oferecidas pelo PAEX são desenvolvidas com o objetivo de melhorar a gestão de negócios e a inteligência competitiva e otimizar os resultados globais das organizações.
Empresas de médio porte, reunidas em uma mesma região, não concorrentes entre si e em processo contínuo de desenvolvimento.
- Redefinição da estratégia de gestão da empresa com base em um modelo integrado.
- Definição de indicadores de performance da organização.
- Acompanhamento periódico de metas.
- Ampliação dos horizontes a partir do contato com a vanguarda da gestão empresarial.
- Intercâmbio entre empresas para compartilhamento das melhores práticas de gestão.
- Implementação de metodologias de gestão em Marketing e Vendas, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Finanças, Operações e Logística, entre outras.
- Melhoria nos resultados econômico-financeiros.
- Capacitação dos gestores da organização.
Desenvolvimento/Revisão do Projeto Empresarial
- Elaboração/Revisão do planejamento estratégico e da visão de futuro da empresa, reavaliando individualmente o seu negócio.
Avaliações Gerenciais Mensais – AGM
- Avaliação de resultados, controle de metas e acompanhamento das iniciativas para alcance dos objetivos estratégicos definidos no Projeto Empresarial.
Monitorias
- Aplicação prática do conhecimento em gestão com especialistas nas áreas de Marketing e Vendas, Processos, Projetos, Finanças, Operações e Logística, entre outras, implementadas de acordo com as necessidades de cada empresa.
Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD
- Anualmente, três executivos por empresa participam de um programa de formação de 96 horas, composto por seis módulos, com ênfase em Estratégia, Marketing e Vendas, Finanças, Pessoas, Processos e Projetos.
Programa de Desenvolvimento de Dirigentes Avançado – PDDA
- Espaço de discussão de temas emergentes da gestão para o principal executivo da empresa.
Intercâmbio
Troca de experiências entre os parceiros da rede de empresas, estimulada pelos seguintes encontros:
- Comitê de Presidentes – Em um grupo restrito, integrado pelo principal dirigente de cada organização parceira, temas atuais e problemas comuns são discutidos, promovendo o desenvolvimento e a integração de executivos.
- Encontro de Dirigentes – Gestores se reúnem e trocam experiências, ao mesmo tempo em que entram em contato com conteúdos atualizados de padrão internacional.
- Encontro Anual da Rede – Presidentes e principais executivos das organizações associadas ao PAEX reúnem-se para discutir, abrindo oportunidade de intercâmbio com outras empresas, setores, países e culturas. O encontro é também uma oportunidade para a troca de ideias sobre cenários como forma de subsidiar a elaboração do Projeto Empresarial.