PDA – Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária

Programa que promove a cooperação entre acionistas de empresas familiares.

A Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária – PDA tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e gestão de empresas familiares, auxiliando seus membros na criação de um ambiente favorável à discussão e à construção de um futuro maduro e profissionalizado, garantindo assim a perenidade do negócio, a preservação do patrimônio e a harmonia das relações familiares.

O PDA está há 20 anos no mercado, tendo auxiliado, mais de 600 famílias empresárias de todo o brasil.

O PDA utiliza diversas metodologias para alcançar o objetivo de desenvolvimento das famílias empresárias, entre elas: aportes conceituais, dinâmicas de grupo, trocas de experiências, entrevistas com os membros das famílias e outras. O Programa se desenvolve segundo etapas específicas, como detalhado abaixo:

  • Desenvolvimento: o aporte conceitual se dá por meio de 12 módulos presenciais mensais de dois dias cada. Neles serão abordados temas de interesse geral para as famílias empresárias, como relações de confiança, governança corporativa, conselho de administração e de família, planejamento patrimonial, direitos e deveres dos acionistas, acordo de acionistas, processo sucessório e outros.
  • Monitorias: é a aplicação prática do conhecimento dos temas abordados ao longo do Programa. A etapa de monitoria se inicia com um diagnóstico para a definição do tema que será implementado para a família empresária e conta com um questionário a respeito de questões da família, do patrimônio e da gestão, seguido de uma entrevista coletiva e/ou individual, coordenada por um especialista da FDC, com todo o grupo familiar. As conclusões desse diagnóstico servirão de base para a definição da monitoria e para a construção de um planejamento estratégico familiar.
  • Intercâmbio: são atividades estruturadas de benchmarking realizadas entre os diversos públicos da empresa familiar, promovendo a integração e a troca de experiências e discutindo os desafios específicos de cada grupo da família empresária.

Durante toda a realização do Programa, o grupo familiar é acompanhado e avaliado, observando-se a sua evolução.

Membros de uma família empresária (fundadores, cônjuges, sucessores e herdeiros de segunda, terceira e quarta gerações), que trabalham na empresa ou não.

  • Melhoria dos aspectos de relacionamento e de coesão familiar.
  • Incentivo ao diálogo, ao respeito, à colaboração e ao apoio mútuo.
  • Identificação dos valores e mitos familiares, bem como sua influência no contexto da empresa e da família.
  • Melhor compreensão das vantagens de acordos e protocolos familiares.
  • Melhor qualificação do processo de sucessão.
  • Entendimento das expectativas das novas gerações e suas repercussões na continuidade do negócio e nas relações familiares.
  • Criação de um ambiente adequado para o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de governança corporativa.
  • Conscientização da importância de um planejamento adequado de ações, com o objetivo de preservar o patrimônio e maximizar o valor da empresa.

O PDA é estruturado em três pilares fundamentais:

DESENVOLVIMENTO Momento no qual os participantes recebem o aporte conceitual sobre temas importantes para as empresas familiares.

MONITORIAS Oportunidade de aplicação do conhecimento recebido a partir das necessidades específicas de cada família, sempre com especialistas da FDC trabalhando em conjunto.

INTERCÂMBIO Espaço para a troca de informações entre as diversas famílias participantes, que compartilharão suas histórias, experiências e soluções encontradas.

Fale com um consultor