Porque fazer Educação em Valores

Valores e Propósito

O propósito deve ser a referência máxima nas organizações, deve ser inspirador e engajar as pessoas, visando a construção da prosperidade e do bem-estar individual e coletivo. O compartilhamento, a conscientização e a prática dos valores nas organizações são os principais vetores da mobilização das pessoas para atingir o seu propósito. Enquanto o propósito define porque trabalhamos, os valores definem como trabalhamos e fazemos negócios na empresa e, por consequência, como não trabalhamos e não fazemos negócios na empresa.

 

Durante períodos de crise ou ameaças de perda de negócios, pessoas e empresas podem se sentir tentadas a abrir mão dos seus valores ou agir de maneira desalinhada aos seus valores. Somente valores fortes e consolidados na cultura empresarial podem ajudá-la a atravessar momentos difíceis sem ferir o caráter organizacional. Quando os valores são verdadeiramente compreendidos e praticados na organização, alicerçam o propósito, a estratégia e a execução da estratégia, tornando o desempenho empresarial sustentável e consistente.

 

Valores e propósito são o norte principal das pessoas e organizações, aos quais as estratégias, metas, processos, projetos e práticas empresariais devem estar subordinadas. Práticas empresariais alinhadas e consistentes com os valores dos stakeholders, elevam a cultura, a moral das pessoas e liberam as energias da inovação, criação de bem-estar e construção de uma elevada reputação no longo prazo, fundamental para o crescimento e sustentabilidade da organização.