Porque fazer Educação em Valores

Valores e Realização

Empresas e projetos empresariais nascem como sonhos e visões dos seus líderes, construídos a partir da sua essência e sua alma. Os sonhos e visões transformam-se em ideias, cenários, possibilidades, estratégias, planos e projetos executivos, abastecidos por conhecimentos técnicos de pessoas competentes. A habilidade de sonhar é uma das habilidades dos líderes, a habilidade de executar e alcançar a realização bem sucedida dos sonhos e visões, uma habilidade mais rara que pode ser desenvolvida.

 

A realização bem sucedida demanda a seleção, desenvolvimento e engajamento de pessoas que aportam conhecimentos, paradigmas, vontades, atitudes, comportamentos, princípios, emoções e sentimentos alinhados, em maior ou menor grau, aos valores organizacionais. Descobrir, analisar e compreender se os valores verdadeiramente praticados pelas pessoas na organização estão alinhados às expectativas de toda a sua cadeia de valor é o ponto de partida necessário para a ampliação da consciência na organização sobre o quanto a empresa desenvolve sua operação alinhada às premissas de sustentabilidade.

 

Sendo os valores a essência que orienta as escolhas das pessoas, valores empreendidos e vivenciados nas organizações e incorporados aos seus produtos, projetos e processos empresariais, são permanentemente percebidos e avaliados pelos seus stakeholders, construindo ou destruindo o valor e a reputação das marcas e das empresas.